Cumpriu a missão
O retorno do deputado estadual Caravina a Assembleia Legislativa se cercou de um claro significado. Ele foi escalado pra cumprir a missão de dizer não aos mais variados e estranhos pedidos políticos feitos ao Governador. Agora, com o Governo estabilizado e os gabirus acostumados com os nãos, ele retoma seu mandato e vai fazer o que sempre quis, ser deputado!
Eleições na capital
Recente pesquisa de intenções de voto na capital do Estado coloca o ex-prefeito e ex-governador André Pucinelle na liderança em ambos os cenários, espontâneo e estimulado. Colada nele aparece a ex-deputada Rose Modesto. Novidade é a terceira colocação da atual prefeita Adriane Lopes, que tem andado a cidade toda fazendo entregas. Há quem diga que, caso ela vá para um segundo turno com algum candidato que não seja o apoiado pelo governador, ela pode ser apoiada pelo PSDB no segundo turno e ganhar um segundo mandato.
Lombadas eletrônicas
Depois de toda a polêmica envolvendo a ativação das lombadas eletrônicas na cidade de Dourados, onde o Detran falou mais do que devia e foi desautorizado pelo prefeito Alan Guedes. Agora, após estudo mais aprofundado, parte dos equipamentos irá funcionar. Funcionarão apenas os equipamentos na frente de nove escolas, os controladores de tráfego de caminhões na zona urbana da cidade e o videomonitoramento da ruptura de sinal vermelho. Gostei de ver a atitude do prefeito, afinal, quem manda aqui não é a capital.
Tapa buracos
Parece que finalmente Dourados está evoluindo na resolução dos problemas de tapa buracos. Depois de vários anos, perece que o serviço está avançando e chegando nos bairros mais afetados pela buraqueira. Esse quesito é o que ainda coloca o atual prefeito Alan Guedes em risco quanto a sua reeleição, e se resolvido, pode encerrar a disputa, hoje ainda acirrada.
Lâmpadas
Ao contrário do tapa buraco, o serviço de troca de lâmpadas na cidade vai de "vento em polpa". Isso graças ao contrato licitado pelo município que modernizou o serviço ao contratar a empresa Ilumitech. Hoje já não há mais reclamação quanto ao serviço, e as demandas tem sido atendidas rapidamente. E a Semsur anunciou recentemente que pretende ir além nesse ponto, fazendo a troca completa do atual modelo de iluminação pública, colocando lâmpadas de LED. Estamos ansiosos pra ver isso acontecer! Com certeza a cidade ficará mais bonita, e de quebra, haverá economia de energia elétrica e custos aos cofres públicos.
Animado
Quem anda animado com a performance de seu mandato de vereador é o presidente da câmara Laudir Munaretto. O homem tem comparecido há inúmeros eventos, agendas institucionais e visitas. Além dos trabalhos administrativos da Casa de Leis. Nas rodas de conversa as apostas são de que ele conseguirá facilmente a reeleição, e entre os mais votados.
Animado 2
Outros vereadores que andam animados com as eleições são Cemar Arnal e Daniel Júnior. Ambos da base de apoio do prefeito na Câmara, constantemente tem sido atendidos em seus pedido, gravando vídeos agradecendo várias secretarias pelas melhorias atingidas através de seus mandatos.
Animado 3
E a lista de edis animadinhos não para por aí. Mauricio Lemes, Jânio Miguel, Olavo Sul, Rogério Yuri, Liandra da Saúde e Olavo Sul completam a lista de vereadores constantemente atendidos em seus mais diversos pedidos junto a municipalidade. Quem tem experiência na política garantem que essas entregas facilitarão a reeleição de todos os citados, já que colocam eles no gosto da população como grandes "resolvedores" dos problemas.
Oposição unida
Na outra ponta estão os vereadores de oposição, que procuram se destacar pelas críticas à atual gestão. Tânia Cristina, Fábio Luís, Márcio Pudim, Juscelino Do Detran, Diogo Castilho, e, as vezes, Elias Ishy, engrossam a fila de opositores ao prefeito Alan Guedes. Resta saber se essas críticas serão capitalizadas em votos aos edis, que buscarão a reeleição. Os mais experiente atestam que a oposição costuma penalizar mais do que ajudar na reeleição. É ver para crer.
Sinuca de bico
A posição do ex-governador Reinaldo Azambuja não é muito confortável em Dourados. Isso porque, se ele decidir apoiar o PSDB de porteira fechada contra o atual prefeito Alan Guedes, ele poderá fechar as portas para um eventual apoio de Guedes na sua eleição ao Senado em 2026. Eleição inclusive que será muito disputada, pois além dele, Azambuja, concorrerão às duas vagas os atuais senadores Nelsinho Trad e Soraya Thronicke, além de Vander Loubet, André Pucinelle e, correndo por fora, Marcos Pollon e Barbosinha.
Tereza presidenciável
E pra finalizar a coluna dessa semana, uma notícia muito interessante para o MS. A de que Tereza Cristina é lembrada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para concorrer a presidência da República em 2026. Isso porque ele próprio, Bolsonaro, está inelegível, e já caminha os quatro cantos do país em busca de apoio a eleição de 2026. Além de Tereza, são lembrados para o vaga de Lula o governador de SP Tarcísio de Freitas, o governador de MG Romeu Zema, e o senador Rogério Marinho. Tereza ainda poderia integrar uma chapa como vice de um dos acima citados, o que também seria um feito inédito pro MS, que teria pela primeira vez um (uma) vice presidente da República.