Marçal é diplomado prefeito de Dourados e aponta desafios a serem superados

Marçal Filho comemora após ser diplomado em solenidade nesta quarta-feira na Câmara Municipal

Marçal é diplomado prefeito de Dourados e aponta desafios a serem superados

A juíza Ana Carolina Farah Borges da Silva, titular da 43ª Zona Eleitoral e o juiz Eduardo Floriano Almeida, titular da 18ª Zona Eleitoral, diplomaram nesta quarta-feira, dia 18, o prefeito eleito Marçal Filho (PSDB), a vice-prefeita eleita Gianni Nogueira (PL) e os 21 vereadores eleitos em Dourados nas eleições municipais realizadas no dia 6 de outubro. Os 10 primeiros suplentes também foram diplomados na noite desta quarta-feira.

A Justiça Eleitoral não permitiu discurso do prefeito eleito ou de algum vereador. Apenas os juízes eleitorais usaram os microfones para destacar o papel da Justiça Eleitoral, a lisura das eleições municipais e parabenizar os eleitos. O juiz Eduardo Floriano Almeida agradeceu os servidores da Justiça Eleitoral e todas as forças de segurança e deixou um recado aos diplomados: "A população douradense confiou nos senhores e nas senhoras o destino da nossa cidade pelos próximos 4 anos e todos esperam que vocês conduzam essa missão com espírito de servir".

Já a juíza Ana Carolina Farah Borges da Silva foi mais emotiva. "Essa é uma noite de fechamento do nosso trabalho, porque nós que trabalhamos na Justiça Eleitoral para fazermos essa eleição acontecer muito antes do dia da votação", enfatizou. "Nesse sentido é preciso agradecer o trabalho todos os servidores e dos voluntários que foram chamados e doaram seu trabalho pela realização da eleição", prosseguiu. "Gostaria de lembrar a grande responsabilidade que vocês estão assumindo hoje. Os senhores e as senhoras sabem que todo poder emana do povo e esperamos que vocês trabalhem por esse povo querido de Dourados, uma cidade maravilhosa e desejamos que os mandatos dos senhores tragam melhorias para todos", completou.

Foi uma solenidade rápida, mas muito prestigiada pela população que lotou as galerias da Câmara Municipal para acompanhar a diplomação do prefeito eleito, dos 21 vereadores e dos 10 primeiros suplentes. Ao chegar para a solenidade, o prefeito eleito Marçal Filho concedeu entrevista às emissoras de TV e portais de notícias, destacando a importância do momento vivido hoje. "Já recebi vários diplomas, desde quando ingressei na vida escolar, depois como vereador, deputado estadual, deputado federal, mas sem dúvidas esse é o diploma mais importante de todos, porque irei administrar a cidade onde eu nasci, a cidade que sempre defendi, portanto tenho plena consciência da importância desse momento pra mim, tenho consciência da responsabilidade que vou enfrentar, dos problemas de uma cidade com mais de 260 mil habitantes, mas tenho que ressaltar que esse é um momento de muita alegria", destacou.

Marçal Filho deixou claro que a grande prioridade do seu governo será a solução dos problemas crônicos na saúde de Dourados. "Estou com uma equipe técnica, que está formatando as propostas imediatas que serão colocadas em prática para garantir que a população seja bem atendida quando procurar uma unidade pública de saúde e, além disso, estou em sintonia com o governo do Estado, que já colocou a Secretaria Estadual de Saúde à disposição do nosso governo para enfrentarmos os problemas nessa área", enfatizou.

Ao falar sobre a formação do secretariado o prefeito eleito não citou nomes, mas ressaltou o perfil dos escolhidos. "Meu critério para escolher o meu secretariado é eminentemente técnico e estão sendo escolhidas pessoas que têm experiências em cargos que elas já conhecem e que dominam", explicou. "Mas só anunciarei o secretariado no dia 1º de janeiro, após a posse, primeiro porque acho desnecessário anunciar antes para que essas pessoas não fiquem expostas a pressão e, segundo, porque ainda não defini todo secretariado, ainda estou conversando, dialogando, porque tenho que formar uma grande equipe", continuou o prefeito eleito. "Vamos formar uma excelente equipe, porque sem equipe você não vai a lugar nenhum e estou conversando com pessoas que tenham competência, comprometimento, que vão vestir a camisa e que entrem na prefeitura com o mesmo entusiasmo com o qual estou entrando, com o espírito de missão de governar Dourados pelos próximos 4 anos", concluiu Marçal Filho.

O prefeito eleito também falou sobre a situação do Aeroporto Regional de Dourados, que está fechado há quase quatro anos mesmo depois de ter consumido quase R$ 100 milhões na construção da pista. Ao ser questionado por uma jornalista sobre quando a novela do aeroporto teria um fim, Marçal Filho foi enfático: "Garanto para você que teremos pousos e decolagens de aeronaves de grande porte em Dourados".

Marçal Filho ressaltou que a questão do aeroporto é uma das prioridades das primeiras semanas de governo. "Já estou trabalhando para tornar isso real, já me reuni com autoridades federais desde a minha eleição, já tive conversa com o ministro de Portos e Aeroportos e já tenho audiências agendadas com os diretores das principais companhias aéreas em janeiro para definir a operação de voos comerciais em Dourados", anunciou. "Isso para mim é emblemático, não é possível que a segunda maior cidade do Estado fique olhando cidades menores com voos comerciais e a gente aqui sem nada. Isso não vai acontecer na minha gestão. Nós vamos deixar para trás aquela Dourados que tinha. Agora Dourados vai ter", finalizou Marçal Filho.

Marçal é diplomado prefeito de Dourados e aponta desafios a serem superados