Sala lilás é inaugurada e terá plantão 24h para mulheres vítimas de violência

Foto: Osvaldo Duarte/Dourados News

Foto: Osvaldo Duarte/Dourados News

Dourados, segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul e a maior do interior, recebeu nesta quinta-feira (27/6), a primeira Sala Lilás para atender mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica. A cerimônia aconteceu na sede da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), onde o espaço foi organizado.

O município já conta com a DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher), no entanto, os atendimentos são realizados somente de segunda a sexta-feira, aos finais de semana e feriados os casos já eram repassados para a delegacia localizada na Rua Cuiabá.

Gustavo Mussi, titular da Delegacia de Pronto Atendimento, destacou a importância da Sala Lilás, sobretudo porque as vítimas de violência passarão a ter mais acolhimento em qualquer horário e dia.

"A Delegacia da Mulher tem horário limitado, e infelizmente os crimes contra a mulher, crianças e adolescentes são cometidos, na maioria das vezes, aos fins de semana e à noite, justamente no período em que a unidade está fechada. Por isso, trazer essa Sala Lilás para Dourados encerra essa lacuna. Teremos um ambiente mais adequado, separado daquele ambiente hostil que é uma delegacia", afirmou o delegado Gustavo Mussi.

Delegado Gustavo Mussi, titular da Depac

A sala foi toda pensada e decorada para acolher as vítimas de violência doméstica, como agressões físicas, verbais, e também abusos sexuais. A ideia do espaço é que seja um refúgio imediato para quem busca ajuda e encerrar o ciclo de violência.

"Nesta sala a vítima será atendida por policiais civis preparados na academia de polícia, e num ambiente separado. Vamos trabalhar sempre para que ela possa se sentir à vontade na medida do possível, para relatar o que aconteceu e, assim, tomarmos as medidas cautelares, prisões e afins", pontuou Mussi.

Importante mencionar que Dourados só recebeu agora esta Sala Lilás, porque a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública priorizou municípios menores, onde não há a Delegacia de Atendimento à Mulher.

Mesa de autoridades presentes na inaguração da Sala Lilás