A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), divulgou no dia 11 de julho, o edital com todas as informações sobre o Vestibular 2025 UFGD (PSV - 2025/UFGD). Neste ano, o vestibular oferta 979 vagas em cursos presenciais e 480 vagas em cursos a distância.
As inscrições iniciarão nesta segunda-feira, dia 15 de julho, e serão encerradas em 13 de setembro. Já as provas objetiva e de redação serão aplicadas no dia 20 de outubro, nas cidades de Campo Grande, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas.
CURSOS PRESENCIAIS
O Vestibular 2025 oferta quase mil vagas para cursos presenciais, ou seja, cursos cujas aulas ocorrem diariamente nas faculdades que ficam na Cidade Universitária de Dourados ou na Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR).
Os cursos presenciais da UFGD são: Administração, Agronomia, Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Matemática, Medicina, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informação e Zootecnia.
CURSOS EAD
A UFGD oferece cinco opções de cursos na modalidade de ensino a distância. A maior parte das práticas de ensino ocorre de forma online, mas haverão atividades presenciais como encontros, aulas práticas, estágios, atividades relacionadas a laboratórios de ensino, pesquisa, extensão, tutoria, avaliações e defesa de trabalhos de conclusão de curso. Essas atividades presenciais poderão ser desenvolvidas às sextas-feiras, turnos diurno e noturno, e aos sábados, no turno diurno.
Dessa forma, ao optar por se inscrever em um curso EaD, o candidato deve estar ciente que terá que participar das atividades presenciais, que são realizadas nos polos de ensino. Confira a lista de cursos EaD da UFGD e em quais cidades ficam os polos de cada curso:
Licenciatura em Letras Libras, polo em Dourados;
Bacharelado em Letras Libras com habilitação em tradutor/intérprete em Libras, polo em Dourados;
Licenciatura em Ciências Biológicas, polos: Bela Vista, Costa Rica, Miranda ou Porto Murtinho;
Licenciatura em Educação Física, polos: Bela Vista, Costa Rica, Paranhos ou São Gabriel do Oeste;
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, polos: Ãgua Clara, Bataguassu, Camapuã, Costa Rica, Miranda ou Rio Brilhante.
Todos os cursos da UFGD são gratuitos, ou seja, não é necessário pagar taxa de matrícula nem mensalidade. No entanto, para fazer o vestibular é cobrada uma taxa no valor de R$ 120,00, que deve ser paga até 16 de setembro.
Pessoas com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, transexuais, transgêneros, travestis ou não binários têm direito à isenção da taxa de inscrição. Os candidatos que se enquadram nesses critérios devem se inscrever e solicitar a isenção até 25/08.
Algumas pessoas podem fazer o vestibular sem pagar essa taxa, como, por exemplo, pessoas que possuam renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio ou inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Também têm direito a fazer o vestibular de graça: indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, transexuais, transgêneros, travestis ou não binários.
Os candidatos que se enquadram nesses critérios devem se inscrever e solicitar a isenção até 25 de agosto.
OUTRAS INFORMAÇÕES
O edital é o documento que informa todo o funcionamento do vestibular, por isso os candidatos devem ler o edital com atenção para sanar suas dúvidas. Para saber mais sobre a quantidade de vagas para cada curso, o conteúdo das provas, vagas reservadas (cotas), inscrição de treineiros e outros dados importantes, consulte o edital e acompanhe as notícias publicadas no Portal UFGD.
Dourados News